19 maio 2010

Nacionalizações e Democracia Económica

Ontem, realizou-se em Setúbal, no Salão Nobre da Câmara Municipal, uma Sessão Pública sobre "Nacionalizações e Democracia Económica - Emprego, Produção, Justiça Social", promovida pelo PCP.

Várias intervenções foram desconstruindo os mitos das vantagens da destruição do sector empresarial do Estado, sublinhando as evidências das últimas três décadas de políticas privatizadoras e dos seus efeitos na economia nacional, na prestação do serviço público e nos direitos dos trabalhadores.

Quando as consequências destas políticas são conhecidas e os seus efeitos assumem proporções de crise, o Governo e a direita vêm propor como solução mais do mesmo, restando aos trabalhadores e às suas organizações promover o esclarecimento e a luta.

Da intervenção de Jerónimo de Sousa:  
«Mas ao contrário do que aquilo que PS, PSD e o grande capital pretendem fazer crer, o PEC não é lei.
Todas e cada uma das medidas aí previstas podem e devem ser derrotadas. As privatizações podem e devem ser derrotadas, assim se mobilizem em primeiro lugar os trabalhadores e as suas estruturas representativas. As privatizações podem e devem ser derrotadas assim se empenhem as populações na luta em defesa dos serviços públicos.
As privatizações podem e devem ser derrotadas assim se manifestem todos os patriotas e democratas que aspiram a um país de progresso, de justiça social, a uma pátria soberana, livre e democrática.»

Sem comentários: