09 julho 2010

Na arena política Setubalense


A leitura do destaque da edição de hoje do Jornal «O Setubalense» revela bem o estado da discussão política em Setúbal.

Num momento em que o País é atingido por uma crise económica e social de proporções gigantescas, em que milhares de famílias são atingidas pelo desemprego e pela pobreza, em que as chamadas medidas de austeridade impostas pelo Governo com o acordo dos partidos de direita fazem sentir os seus efeitos diminuindo o poder de compra e degradando as condições de vida dos portugueses, em Setúbal, a oposição na Câmara Municipal entende que a questão fundamental que preocupa o Setubalenses é a realização de uma tourada por ocasião da Feira.

Uns porque a tourada é um mal absoluto, outros porque o que está em causa não é a tourada mas o local da sua realização, sem dignidade, nem segurança, todos resolveram alinhar com a agenda política do Bloco de Esquerda local e de um movimento recém criado, auto-denominado «Plataforma de Acção pela Ética Animal em Setúbal – ES Animal» e todos se têm entretido nesta animada conversa.

Não interessa à oposição discutir os assuntos que realmente interessam aos Setubalenses, não interessa à oposição discutir os projectos e as obras em curso um pouco por todo o concelho; não interessa discutir a intensa actividade cultural que se realiza no município, não interessa discutir a condição com que os animais são tratados, não interessa a promoção de um debate sério e correcto sobre o tema, interessa é fazer tourada, espectáculo, muito sangue e folclore.

E fico sempre com uma dúvida muito profunda quando se discute este tema, para o BE e para os ES Animais a vida e dignidade de um touro numa arena em Setúbal tem o mesmo valor da vida e dignidade de um touro em Salvaterra de Magos? E em relação a PSD e PS, a Praça desmontável que está em Setúbal em menos segura do que as Praças desmontáveis que andam pelo País fora em Municípios geridos pelo PS e pelo PSD?

Quando quiserem discutir seriamente, certamente, encontraram muita gente disponível, enquanto for para dar umas cornadas e fugir ao essencial não contem com aqueles que têm outras responsabilidades perante os Setubalenses.

2 comentários:

Ricardo Rendeiro disse...

autch!!!!

Paulo Anjos disse...

Plenamente de acordo. A discussão deve ser séria e não apenas o registo do oportunismo político do vereador do PSD na CMS, que até se manifestou apreciador de touradas. Com isto quis apenas ganhar protagonismo fácil, ainda que para tal tenha de evidenciar a sua total incoerência.